O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (06) a conclusão das discussões internas sobre a proposta de ajuste fiscal do governo federal. O documento, que contempla medidas para o corte de despesas públicas, será apresentado em breve ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Após uma série de encontros ministeriais realizados ao longo da semana, Haddad confirmou o término da fase de análise e debates. “Acredito que ontem nós tenhamos terminado a rodada de reuniões pedida pelo presidente Lula com os ministros das pastas. […] penso que concluímos todas as conversas. Vamos dar uma devolutiva para ele [Lula] assim que ele for informado de que o trabalho da Casa Civil, Fazenda e Planejamento esteja concluído”, declarou o ministro.
O tema ganhou ainda mais relevância com a convocação de nove ministros pelo presidente Lula para uma reunião no Palácio do Planalto, incluindo Alexandre Silveira, de Minas e Energia. O encontro, marcado para as 15h desta quarta-feira, deve abordar especificamente o pacote de medidas para redução de gastos públicos.
A prioridade dada ao assunto foi evidenciada pelo cancelamento da viagem de Haddad à Europa, decisão tomada por Lula para manter o ministro focado na agenda interna. O ministro da Fazenda também adiantou que a próxima etapa das discussões deverá incluir os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“Possivelmente, [Lula] vai pedir para conversar com os presidentes das duas Casas. Ontem mesmo eu falei com o presidente [Arthur] Lira sobre outros temas […] e aí ele perguntou se haveria uma conversa prévia e eu disse que possivelmente sim, mas que após a reunião com o presidente da República eu faria o contato para dizer como é que vai ser o procedimento agora entre executivo e legislativo”, concluiu Haddad.