O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), obteve aprovação do Governo Federal para um projeto habitacional na região do antigo Aeroporto Carlos Prates. O plano, apresentado nesta quinta-feira (7) durante reunião no Ministério das Cidades, prevê a construção de 4.500 moradias populares.
Durante encontro que contou com representantes da Caixa Econômica Federal, Fuad Noman, acompanhado do vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União-MG), detalhou os aspectos principais do projeto habitacional:
* O empreendimento incluirá edifícios de até 17 andares, com apartamentos destinados à faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida
* O novo bairro contará com área comercial integrada para apoio aos moradores, visando a sustentabilidade do projeto
* O desenvolvimento está estruturado em três etapas principais, sendo que a primeira fase, referente ao parque, já está concluída, e a segunda, relacionada aos equipamentos públicos, está em andamento
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Fuad Noman demonstrou otimismo com o andamento do projeto: “Vamos ter comércio para ajudar no custo. Estou muito entusiasmado. O projeto foi dividido em três partes: primeiro, o parque, que já está pronto. Segundo, os equipamentos públicos, que já começamos a fazer. Estamos trabalhando na fase três, que é esse projeto, que está caminhando”.
O prefeito agendou novo compromisso em Brasília para 14 de novembro, quando se reunirá com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o ministro das Cidades, Jader Filho, e representantes da Caixa Econômica Federal. O objetivo é finalizar as negociações para a transferência do terreno do Carlos Prates para a administração municipal.
“Espero que a partir daí, a gente possa sair com o termo de autorização para fazer a verificação financeira e desenvolver projetos para iniciar a construção das casas no ano que vem”, afirmou o prefeito, destacando a expectativa de início das obras para 2024.