O prefeito Fuad Noman (PSD) anunciou uma série de reuniões importantes em Brasília nesta quinta-feira (7/11), após encontro com vereadores eleitos para a próxima legislatura na Prefeitura de Belo Horizonte. A agenda inclui encontros estratégicos com ministros do governo federal para discutir projetos cruciais para a capital mineira.
Em sua primeira viagem após a reeleição, Fuad Noman demonstrou otimismo sobre um possível encontro com o presidente Lula (PT). “Sempre que vamos a Roma, queremos ver o Papa. Então, claro que há expectativa, mas sabemos como é a agenda do presidente. Se ele tiver disponibilidade, será um prazer”, afirmou o prefeito.
* Com o ministro dos Transportes, Renan Filho, a discussão focará no Anel Rodoviário. A Prefeitura planeja oito intervenções na via, com recursos já liberados pelo PAC. Dois projetos têm orçamento aprovado de R$ 60 milhões, e outros dois estão em fase avançada. A municipalização da via é considerada fundamental para as obras.
* Na reunião com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o tema central será o Aeroporto Carlos Prates. A PBH já desenvolveu um projeto de revitalização que inclui um novo bairro com parque, UPA, escola municipal e 4,5 mil moradias populares.
* Com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, serão discutidos recursos pendentes para a saúde pública, embora detalhes específicos não tenham sido divulgados.
O projeto do Aeroporto Carlos Prates prevê ainda um Centro de Saúde com funcionamento de 12 horas diárias, através de PPP, contando com 17 consultórios. O Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira ocupará 95,6 mil metros quadrados, representando 17% da área total do antigo aeroporto.
Quanto ao Anel Rodoviário, a via que conecta a BR-381 à BR-040 é considerada um ponto crítico de segurança viária, registrando em média um óbito a cada oito dias em 2024. A resolução dos problemas do Anel foi um dos principais compromissos da campanha de Fuad Noman.
“Vou conversar com o Renan Filho, dos Transportes, para ver se consigo trazer o projeto do Anel para Belo Horizonte. Com a ministra da Saúde, discutirei recursos pendentes para a saúde pública. E com a ministra da Gestão, tentarei resolver definitivamente a situação do Aeroporto Carlos Prates. O objetivo é sair dessas reuniões com soluções concretas para os problemas que ainda estão pendentes”, concluiu o prefeito.