Dom Antônio Orleans e Bragança, príncipe Imperial do Brasil e membro da Família Real Brasileira, faleceu na manhã desta sexta-feira (8/11), aos 74 anos. O príncipe estava internado desde 6 de julho na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde foi tratado de uma doença pulmonar obstrutiva.
Bisneto da Princesa Isabel e segundo na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil, Dom Antônio fazia parte da dinastia que governou o Império do Brasil entre 1822 e 1889, desde a Independência proclamada por seu avô, Pedro Alcântara de Bragança.
O falecimento foi confirmado pela própria Casa de Saúde São José, onde o príncipe estava hospitalizado. Em nota divulgada pelo perfil Pró Monarquia no Instagram, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, manifestou profunda consternação e solicitou “orações em sufrágio da alma de seu dileto e sempre leal irmão”.
Dom Antônio deixa como legado familiar sua esposa, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, e três filhos: o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Rafael de Orleans e Bragança, e as Princesas Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança. Também deixa seu genro, James Spearman, e dois netos, Joaquim e Nicholas Spearman.