Usuários do Cartão Ótimo, sistema de bilhetagem do transporte metropolitano da Grande BH, estão enfrentando dificuldades para verificar o saldo de seus cartões nas roletas dos ônibus. O problema começou há aproximadamente duas semanas, coincidindo com a implementação de mudanças no sistema de bilhetagem eletrônica.
Os passageiros têm relatado a impossibilidade de visualizar o saldo remanescente após passar o cartão na catraca, situação que tem gerado transtornos e insegurança entre os usuários do transporte público metropolitano.
A situação tem forçado os usuários a procurarem alternativas para verificar seus saldos, como dirigir-se às bilheterias ou realizar consultas pela internet. No entanto, muitos passageiros desconhecem essas possibilidades de verificação.
O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano (Sintram) reconheceu o problema e explicou que, durante este período inicial de ajustes, o saldo do Cartão Ótimo não está sendo exibido nas roletas. Como solução temporária, todos os ônibus foram equipados com QR Codes que permitem a consulta dos saldos.
Em nota oficial, o Sintram afirmou que compreende que problemas e dúvidas são comuns durante as primeiras semanas de implementação de mudanças no sistema, embora reconheça que isso possa causar insegurança e transtornos aos usuários. O sindicato garantiu que todas as ocorrências estão sendo monitoradas de perto para resolução.