O bairro Buritis conquistou o primeiro lugar entre as regiões mais procuradas para compra de imóveis em Belo Horizonte, de acordo com o Relatório de Compra e Venda QuintoAndar, referente ao terceiro trimestre de 2024. O estudo, baseado nas buscas realizadas entre julho e setembro, revelou uma distribuição diversificada da demanda por diferentes áreas da cidade.
A pesquisa destacou os dez bairros mais visados para moradia na capital mineira, com cinco deles localizados na região Centro-Sul. O ranking completo ficou assim:
“O Buritis e o Sagrada Família estão entre os bairros mais populosos de BH. São regiões com uma ampla infraestrutura de comércio, de serviços, e temos visto cada vez mais esse desejo dos moradores por um menor tempo de deslocamento, por morar perto do trabalho, de tudo que precisam fazer no dia a dia, até por conta do sistema de trânsito de BH. Isso faz com que esses dois bairros sejam extremamente procurados. Além disso, o preço do metro quadrado nesses locais está muito perto da média da cidade”, explica Thiago Reis, gerente de dados do Grupo QuintoAndar.
Sobre o terceiro colocado, Reis acrescenta: “Já o Castelo é um bairro com um valor do metro quadrado ainda mais em conta, é um bairro super residencial e por ser uma região que expandiu muito, há uma boa oferta de imóveis, inclusive imóveis novos. Tem o fato ainda de ser próximo da região da Pampulha e de outros locais, como a UFMG, que acaba atraindo um perfil específico de comprador. Esses três bairros costumam estar sempre no topo de buscas para compra e venda na cidade”.
O relatório também apontou um aumento de 7,81% no preço médio do metro quadrado em Belo Horizonte, atingindo R$ 5.000 entre julho e setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este foi o quarto trimestre consecutivo de valorização dos imóveis na capital mineira, apresentando um crescimento real quando comparado à inflação, diferentemente do observado em São Paulo e Rio de Janeiro.