O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou a aprovação de um financiamento de R$ 500 milhões destinado à construção de uma nova usina de etanol de milho e sorgo da 3tentos em Porto Alegre do Norte, Mato Grosso. O projeto marca a entrada da empresa no setor de biocombustíveis e introduz uma nova matéria-prima na produção nacional.
A nova unidade industrial terá capacidade significativa de produção diária, incluindo:
* 935 mil litros de etanol
* 587 toneladas de grãos secos de destilaria (DDGS)
* 37 toneladas de óleo de milho
* Implementação de usina cogeradora de vapor e energia elétrica com biomassa, capaz de gerar até 184.000 MWh por ano
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou em comunicado: “O Brasil tem hoje uma capacidade instalada de 6,4 bilhões de litros de etanol e os projetos em execução somam mais 2 bilhões de litros. Até 2025, a produção de etanol de milho deverá injetar cerca 20% em toda oferta no Brasil”.
A instalação está sendo construída na região do Vale do Araguaia, área em expansão no cultivo de grãos e cereais. Luiz Osório Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos, enfatizou: “Com a indústria de etanol de milho e sorgo, vamos ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Vale do Araguaia, contribuindo com a ampliação da produção e transformando-a em alimento e combustível renovável”.