A Black Friday de 2024 em Belo Horizonte promete movimentar significativamente o comércio local, com projeção de faturamento de R$ 2,08 bilhões, representando um crescimento de 0,42% em comparação ao ano anterior. Segundo pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 88% dos comerciantes estão otimistas quanto às vendas.
O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, destaca: “A Black Friday está cada vez mais consolidada no calendário do varejo brasileiro. Como o comportamento de compra para esta data é diferente das demais datas comemorativas, os lojistas se preparam de forma distinta. Eles focam em oferecer preços atrativos, com bons descontos e facilidade de pagamento”.
Apesar do otimismo geral, alguns lojistas ainda resistem à data: 16,6% não participarão este ano e 25,1% nunca participaram. Entre os motivos estão resultados insatisfatórios (32,5%), preferência por preços constantes (20,5%) e baixa margem de lucro (15,7%).
“A Black Friday é a primeira data de compras do Natal, afinal, está a menos de um mês das festas natalinas, é realizada junto ao pagamento do 13° salário e, para a maioria dos consumidores, é a oportunidade de adquirir um bem de maior valor agregado”, conclui o presidente da CDL/BH.