Na abertura da 10ª Cúpula dos Parlamentos do G20 (P20), Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, apresentou uma agenda abrangente focada em questões globais cruciais. O evento, que reúne representantes de 17 países membros do G20 e outros oito países convidados, tem como tema central “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
Durante seu pronunciamento, Arthur Lira destacou três pilares fundamentais para o desenvolvimento global:
* No combate à desigualdade e à fome, o presidente da Câmara ressaltou a importância da reforma tributária em tramitação no Brasil como instrumento de transformação social.
* Em relação à sustentabilidade, enfatizou as recentes aprovações de projetos estratégicos, incluindo o Combustível do Futuro, a regulamentação da exploração eólica offshore e o Fundo Verde do Programa de Aceleração e Transição Energética.
* Sobre a paz mundial, Lira foi enfático ao condenar todas as formas de terrorismo, declarando: “Estamos passando por um período de grandes tensões entre diversas nações” e fez um apelo para que “todos os parlamentos se engajem na promoção da paz, com especial atenção à proteção da vida de civis inocentes.”
O presidente da Câmara também destacou a importância da participação parlamentar no G20, que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro. Segundo ele, “a renovação do multilateralismo proposta pelo Pacto para o Futuro, adotado em setembro na ONU, somente será alcançada se houver grande envolvimento dos parlamentos na construção de propostas que remodelem a governança global”.
O evento conta com a presença de importantes organismos internacionais, incluindo as Nações Unidas, União Interparlamentar, ONU Mulheres, Parlaméricas e Parlamento do Mercosul. Arthur Lira ainda defendeu a inclusão permanente de reuniões de mulheres parlamentares na agenda diplomática das futuras presidências do P20.