Prefeitura de Belo Horizonte anuncia mudanças no sistema de atendimento online para otimizar consultas médicas e reduzir tempo de espera
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou uma inovação no sistema de teleconsultas oferecido pelo município. A principal mudança é a introdução de um pré-atendimento realizado por enfermeiros para pacientes com queixas clínicas leves, antes do encaminhamento para consulta online com médicos.
Esta nova abordagem visa otimizar o serviço de telemedicina da capital mineira, melhorando a eficiência do atendimento e reduzindo o tempo de espera dos pacientes.
A diretora de Atenção às Urgências e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Raquel Felisardo, explicou a motivação por trás da mudança: ‘Muitos pacientes agendavam consulta online para tirar dúvidas não relacionadas ao atendimento médico, como saber o endereço de algum posto de saúde, o que aumentava a ocupação da equipe médica.’
Com a implementação do pré-atendimento, um profissional de enfermagem avaliará inicialmente o paciente, direcionando-o para a consulta médica apenas quando necessário. Esta triagem inicial promete agilizar o processo e garantir que os médicos atendam casos que realmente demandem sua expertise.
Para viabilizar esta nova etapa do atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde contratou quatro enfermeiros adicionais, ampliando a equipe existente.
Os teleatendimentos continuam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, para todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em um dos 153 centros de saúde do município. Mais informações podem ser acessadas no site.
O serviço é destinado a pessoas com queixas clínicas leves, incluindo sintomas de doenças respiratórias, arboviroses (como dengue, zika e chikungunya), diarreias e dores de cabeça.