Seguro contra roubo de cargas cresce 29% no primeiro semestre

Seguro contra roubo de cargas cresce 29% no primeiro semestre

Aumento na arrecadação reflete alto índice de roubos no país. São Paulo lidera em indenizações, enquanto Minas Gerais registra maior crescimento.

O setor de seguros contra roubo de cargas no Brasil registrou um aumento significativo na arrecadação durante o primeiro semestre de 2023. Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), houve um crescimento de 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 628,4 milhões. Este aumento é atribuído ao elevado índice de roubos de carga no país.

• O levantamento da CNseg revela que as seguradoras desembolsaram R$ 252 milhões em indenizações por cargas roubadas no Brasil entre janeiro e junho deste ano. Esse valor representa um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período de 2022.

• São Paulo se destaca como o estado com o maior volume de indenizações pagas, totalizando R$ 148,7 milhões. No entanto, o crescimento mais expressivo nos pagamentos foi observado em Minas Gerais, com um aumento de 67,2%, atingindo R$ 29,7 milhões.

• Andréia Padovani, presidente do Sindicato das Seguradoras do Estado (Sindseg-MG/GO/MT/DF), comentou sobre o impacto dessa atividade criminosa: ‘O impacto dessa atividade criminosa é sentido diretamente no mercado de seguros, que tem respondido com agilidade para oferecer soluções adequadas às transportadoras’.

• Padovani enfatizou a necessidade de uma colaboração mais estreita entre os setores público e privado para reforçar a segurança nas estradas brasileiras.

Períodos de Maior Risco

• Marcos Siqueira, presidente da Comissão de Seguro de Transportes da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), alertou sobre períodos específicos que exigem atenção redobrada: ‘Datas comemorativas como Páscoa, Natal, Ano Novo, Dia dos Pais e das Mães, e principalmente Black Friday, além do período de alta safra do agronegócio, como café, arroz, milho e soja, merecem atenção especial não apenas pelo aumento no volume transportado, mas também pela maior vulnerabilidade a desvios de carga’.

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