Ricardo Pereira: ‘Você sabia que possui um patrimônio digital e que ele é muito valioso?’

Ricardo Pereira: ‘Você sabia que possui um patrimônio digital e que ele é muito valioso?’

O que era importante no físico, passou a ser digital, e necessita ser protegido da mesma maneira

Estimado leitor, seja muito bem-vindo(a) a esta coluna! É um imenso prazer e uma honra estar aqui com você novamente e fazer parte de alguns minutos do seu dia.

Esta é a minha segunda coluna e estou mega empolgado para compartilhar com você uma visão que pode te ajudar muito a cuidar de algo que muitas pessoas se acostumaram a não dar muita importância.

Sem delongas, te convido a refletir sobre a seguinte pergunta:

Você sabia que possui um patrimônio digital e que ele é muito valioso?

Talvez, pelo menos de primeira, a sua resposta seja “não”, mas quero te dizer que está tudo bem, até porque essa é uma visão que surgiu para mim quando comecei a olhar o mundo digital de uma maneira muito diferente do que estava acostumado.

Normalmente, muitas pessoas usam o mundo digital como uma extensão da vida física, mas, no fundo, não parece ser tão real assim.

No digital, como tudo é imaterial, parece não ter tanto valor assim. Nós, como temos a característica física como algo predominante em nossa vida, o que é imaterial acaba não sendo tão sentido e fica mais difícil enxergarmos o verdadeiro valor de algumas coisas digitais, parecendo até mesmo que o digital não é tão real assim (como se fosse algo apartado da vida real).

Contudo, sabemos que, apesar da imaterialidade do digital, isso não significa que as coisas ali não são reais e que são apartadas da nossa vida. Muito pelo contrário, o que temos no digital, seja como pessoa física ou como empresa, são ativos intangíveis, mas que possuem valor.

Você já deve ter ouvido ou lido a seguinte frase: “Dados são o novo petróleo”.

E onde esses dados se encontram? Justamente no mundo digital! Veja só, o petróleo, algo totalmente físico, agora é usado como analogia para algo digital, tão valioso quanto o petróleo já foi em algum momento da história.

Além disso, existem outras coisas que se tornaram parte do nosso patrimônio digital. Quer ver só?

Sua reputação na internet, suas contas em redes sociais e e-mails, e o seu DINHEIRO!

Pense comigo por um instante: onde você guarda seu dinheiro atualmente? No guarda-roupas? Embaixo do colchão? Em um cofre na sua casa? Imagino que não.

Ainda que você possua algo de valor (como dinheiro, por exemplo) guardado em casa, a maior parte do que você possui na totalidade deve estar em alguma conta digital de algum banco e/ou corretora.

Esse dinheiro, que está em uma conta digital, faz parte do seu patrimônio digital. As demais coisas que citei, também fazem parte do seu patrimônio digital.

Para ilustrar um pouco mais essa analogia entre físico e digital, vamos explorar o mundo empresarial:

Antigamente, antes da era digital, os prédios e o que havia dentro deles era extremamente valioso. Isso porque os dados, as informações e os “sistemas” de trabalho eram físicos.

Isso tudo devia ser protegido, pois havia grande preocupação em proteger tudo isso contra incêndios, roubos, desastres naturais, acidentes, atos terroristas e até mesmo contra ações mal-intencionadas de colaboradores.

Com o passar do tempo e as empresas se tornando cada vez mais digitais, o que passou a ser mais importante de proteger (considerando algumas exceções, como a vida humana e o meio ambiente, por exemplo) é o que está no mundo digital: websites, plataformas/sistemas, dados, informações, documentos, e-mails, redes sociais.

Veja, o que era importante no físico, passou a ser digital, e necessita ser protegido da mesma maneira.

Resumindo: algumas coisas do patrimônio físico se transformaram em patrimônio digital e se somaram ao patrimônio físico tangível, tanto na nossa vida pessoal como na vida das empresas. Hoje você não possui apenas um patrimônio físico; você possui também um patrimônio digital e o alerta principal que quero te dar aqui é que você precisa compreender a sua importância e protegê-lo!

Já falamos um pouco disso, mas pense novamente no dinheiro: no passado, ele era totalmente físico e merecia grande atenção em termos de proteção. Agora o dinheiro é quase que totalmente digital e continua merecendo grande atenção com relação a proteção.

Imagine se todo o seu dinheiro digital some de suas contas bancárias. O que isso representaria para você?

Da mesma maneira com as empresas: se amanhã tudo o que construíram simplesmente sumisse ou ficasse inacessível. O que isso representaria para elas?

Bom, vou finalizar por aqui e deixar duas perguntas para você refletir:

1) Como você tem cuidado do seu patrimônio digital (seja ele da sua vida pessoal, profissional ou até mesmo da sua empresa, caso você seja empresário(a)?

2) Quão valioso é esse patrimônio para você?

Pense nisso e não deixe de proteger aquilo que é valioso para você!

Logo entraremos mais a fundo neste tema, explorando como ataques hackers causam altos danos digitais às vidas das pessoas e de organizações; não perca, esse assunto é muito importe.

Um abraço e até breve!

Acompanhe mais textos do colunista

Leia mais notícias no N3 News

Ricardo Pereira, colunista de Tecnologia
Ricardo Pereira
Empresário e CEO da Gestein Digital, empresa brasileira especializada em serviços de cibersegurança, consultoria e suporte de TI preventivo.

RELACIONADAS

Ricardo Pereira, colunista de Tecnologia
Ricardo Pereira
Empresário e CEO da Gestein Digital, empresa brasileira especializada em serviços de cibersegurança, consultoria e suporte de TI preventivo.
Nacional