As eleições municipais de 2024 resultaram na eleição ou reeleição de prefeitos em 10 capitais brasileiras já no primeiro turno. Entre os destaques, está a reeleição de Eduardo Paes (PSD) como prefeito do Rio de Janeiro, que conquistou 60,3% dos votos com 95% das urnas apuradas. Em Recife, João Campos (PSB) somou quase 80% dos votos.
Em Florianópolis, o atual prefeito Topázio (PSD) garantiu sua reeleição com 58% dos votos, com 96% das urnas apuradas. Já em Macapá, Dr. Furlan (MDB) foi reeleito com uma expressiva votação de 85% dos votos válidos, tendo 89% das urnas contabilizadas.
Na capital baiana, Salvador, Bruno Reis (União) conquistou a reeleição com 78% dos votos válidos, com 92,43% das urnas apuradas. O cenário de vitória no primeiro turno se repetiu em São Luís, onde Eduardo Braide (PSD) foi reeleito com 70% dos votos, tendo 98% das urnas apuradas.
João Henrique Caldas, conhecido como JHC (PL), assegurou sua permanência na prefeitura de Maceió com uma votação expressiva de 83%. Em Rio Branco, Tião Bocalom (PL) está virtualmente reeleito com 55% dos votos válidos, faltando apenas a contagem final de 0,45% das urnas.
Arthur Henrique (MDB) foi reconduzido ao cargo de prefeito de Boa Vista com 75% dos votos válidos, com 98% das urnas apuradas. Em Vitória, Lorenzo Pazolini (PP) somou 56% dos votos.