A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (3) a aprovação do primeiro teste para diagnóstico rápido da mpox. Esta inovação promete melhorar significativamente a prevenção e o controle da doença, especialmente nos países mais afetados, com destaque para o continente africano.
A mpox, uma doença viral que causa febre, dor muscular e lesões cutâneas, já foi responsável por mais de 800 mortes na África desde o início do ano. Oficialmente detectada em 16 países do continente, segundo a União Africana, a doença representa um desafio significativo para a saúde pública na região.
A OMS enfatizou a importância deste avanço em um comunicado oficial: ‘A aprovação do uso de emergência’ desses testes ‘será chave na hora de aumentar a capacidade de diagnóstico nos países que enfrentam surtos de mpox’. A agência sanitária da ONU acrescentou que ‘O diagnóstico prematuro da mpox possibilita o tratamento e o cuidado a tempo, e um melhor controle do vírus’.
O novo dispositivo, denominado Alinity m MPXV assay, foi desenvolvido pelos laboratórios Abbott Molecular. Trata-se de um teste PCR em tempo real que permite a detecção rápida e precisa da doença a partir de amostras extraídas dos pacientes.