BH recebe 4ª Mostra de Cinema Infantil com sessões gratuitas

BH recebe 4ª Mostra de Cinema Infantil com sessões gratuitas

Evento no Cine Humberto Mauro exibe filmes para crianças e adolescentes, com distribuição de mudas e plantio de árvores.

A 4ª Mostra de Cinema Infantil de Belo Horizonte está prestes a encantar o público infantojuvenil da capital mineira. O evento, que acontece no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, de 18 a 20 de outubro, oferecerá sessões gratuitas de longas e curtas-metragens, além de atividades ambientais como distribuição de mudas frutíferas e plantio de árvores. A mostra de cinema coincide com o feriado prolongado que celebra o Dia das Crianças e o Dia dos Professores, proporcionando uma excelente opção de entretenimento para as famílias durante o recesso escolar.

Os ingressos gratuitos estarão disponíveis online no site e também poderão ser retirados na bilheteria do cinema 30 minutos antes de cada sessão. A classificação indicativa é livre para a maioria das exibições, com exceção da sessão das 14h do dia 20 de outubro, que tem censura de 12 anos.

Algumas sessões da mostra de cinema serão transmitidas online, ampliando o acesso ao evento. As duas últimas sessões de sábado e domingo contarão com a mediação especial de Cuscuzinho, um palhaço agroecológico que promete animar o público com brincadeiras e alegria.

Na sexta-feira, 18 de outubro, às 13h, será exibido o longa ‘Empirion: Uma aventura com Einstein’, de Michael Ruman. O filme narra a história de Félix, um jovem que viaja no tempo para encontrar Albert Einstein e vencer um concurso de ciências. Às 15h do mesmo dia, uma sessão com seis curtas brasileiros será seguida por uma roda de conversa. Estes filmes serão acessíveis, contando com audiodescrição.

No sábado, 19 de outubro, a programação da mostra de cinema inicia às 13h com o longa ‘O sonho de Clarice’ (foto acima), dirigido por Guto Bicalho e Fernando Gutiérrez. Guto Bicalho descreve o filme: ‘O filme acompanha Clarice, uma menina muito esperta e criativa que precisa lidar com a perda de sua mãe. Ela passa os dias com seu pai carroceiro, tentando se distrair e brincar mesmo em meio aos dias cheios de trabalho dele.’

O domingo, 20 de outubro, reserva duas sessões especiais na mostra de cinema. Às 14h, serão exibidos quatro curtas-metragens, incluindo o premiado ‘Menina semente’, de Tulio Beat. O diretor comenta: ‘A obra busca alternativas de produção sustentáveis, redução dos impactos ambientais, respeito ao meio ambiente e, principalmente, valorização da história dos povos originários’. A última sessão, às 15h, apresentará cinco curtas, entre eles ‘Lagrimar’, de Paula Vanina. Sobre este filme, Tulio Beat explica: ‘No filme, uma menina anda sozinha por uma mata seca, árida, mas há algo na cabeça dela que produz vida. Em algum momento, sua caminhada é surpreendida por uma outra vida que brota dessa cabeça fértil.’

Melina Matos
Melina Matos
Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, com experiência de atuação em assessorias, rádio e TV.

RELACIONADAS

Melina Matos
Melina Matos
Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, com experiência de atuação em assessorias, rádio e TV.
Cidades