Três poços no município de Santa Quitéria, a 223,46 quilômetros de Fortaleza, foram interditados após apresentarem concentração de urânio sete vezes acima do permitido nas águas. A medida foi tomada para evitar o risco de contaminação da população local. O caso foi identificado no distrito de Trapiá há cerca de 10 dias, conforme confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
A concentração elevada de urânio ocorreu de forma natural, segundo a Sesa. A secretaria informou em nota: ‘Conforme portaria de potabilidade GM/MS nº 888/21, o valor máximo permitido é de 0,03 miligramas de urânio por litro de água’. No entanto, em 14 dos 15 pontos de coleta realizados pela Secretaria, a concentração estava sete vezes acima deste limite.
A Sesa realiza medições periódicas de água e solo na região, onde existe naturalmente uma alta concentração de urânio. Uma audiência pública foi realizada na última segunda-feira, 14, no distrito de Trapiá, para apresentar as informações e medidas definidas pelo Governo do Estado.
Entre as ações adotadas, destaca-se o envio de 15 carros-pipa para compensar a interdição dos poços. A Sesa ressaltou que, até o momento, não foram identificadas condições clínicas e epidemiológicas de doenças sob suspeita de contato com o metal no distrito.
O distrito de Trapiá está localizado a um raio de 70 km de distância da jazida de Itataia, a maior jazida de urânio do Brasil. Descoberta na década de 1970, a reserva nunca foi explorada comercialmente, apenas tendo sido realizadas lavras para medir seu tamanho pela estatal Indústria Nucleares do Brasil (INB).
O Governo do Estado do Ceará informou que as decisões de interdição dos três poços e envio dos carros-pipa foram tomadas ‘logo que os laudos saíram’, há cerca de dez dias. Para atenuar os efeitos do comprometimento da qualidade da água, o Estado definiu medidas adicionais.
Uma adutora de água tratada, proveniente do Açude Paulo Sarasate (Araras), está prevista para entrar em operação entre 16 e 17 de agosto. Com aproximadamente 16.400 metros de extensão, a adutora tem previsão de bombeamento de 18 metros cúbicos por hora.