A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que recentemente reuniu mais de 2,5 milhões de devotos no Círio de Nazaré, chega a Belo Horizonte nesta quarta-feira. A visita, que se estenderá até segunda-feira, inclui passagens por diversas paróquias da capital mineira e cidades vizinhas, como Sabará, Caeté e Santa Luzia.
Este é o segundo ano consecutivo que Belo Horizonte recebe a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma utilizada desde 1969 no Círio de Nazaré. A iniciativa busca trazer um pouco da fé e devoção do tradicional evento paraense para Minas Gerais.
A chegada da imagem está prevista para as 20h15 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. De lá, será levada em carreata para a capela de Nossa Senhora da Conceição, no Colégio Arnaldo, no bairro de Santo Agostinho.
Às 22h, está programada uma missa e vigília na capela do Colégio Arnaldo, marcando o início oficial da peregrinação da imagem em Minas Gerais.
Durante os dias seguintes, a imagem visitará diversas paróquias e santuários, incluindo o Santuário de Santa Luzia, a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré em Morro Vermelho (Caeté), e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Sabará.
No sábado (2/11), às 16h30, ocorrerá o Círio de Nazaré em Belo Horizonte, com uma procissão saindo da capela do Colégio Arnaldo em direção à igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Às 19h do mesmo dia, uma missa será celebrada na igreja Nossa Senhora do Carmo pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Edmar José da Silva.
A Arquidiocese de Belo Horizonte expressou sua alegria em receber a imagem, afirmando que ela ‘irá peregrinar por paróquias e santuários arquidiocesanos’.
A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a Belo Horizonte representa uma extensão da tradição do Círio de Nazaré, que ocorre há 232 anos em Belém do Pará.