O filme ‘Ainda Estou Aqui’, adaptação do livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva dirigida por Walter Salles, está gerando grande expectativa após sua exibição em festivais internacionais. A obra, que concorre ao Leão de Ouro em Veneza, foi escolhida para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de melhor filme internacional.
Durante uma coletiva de imprensa em São Paulo, o elenco e os diretores compartilharam suas experiências e emoções sobre o projeto.
Selton Mello, que interpreta o ex-deputado Rubens Paiva, pai do autor e assassinado pela ditadura militar, demonstrou grande emoção ao falar sobre seu papel. ‘Eu sou da geração que se emocionou com ‘Feliz ano velho’. Eu era fã do Marcelo. E nunca imaginei que um dia interpretaria o pai do Marcelo’, afirmou Mello, visivelmente comovido.
O filme marca o reencontro do diretor Walter Salles com a atriz Fernanda Montenegro, dupla que conseguiu a última indicação do Brasil ao Oscar com ‘Central do Brasil’ em 1998. A expectativa é alta para uma possível repetição desse feito.
Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, mãe do escritor, recebeu elogios da crítica internacional por sua atuação. O filme conta a história de Eunice, que se tornou uma importante ativista dos Direitos Humanos no Brasil após o assassinato de seu marido pela ditadura militar em 1971.
‘Ainda Estou Aqui’ já conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e recebeu críticas positivas após sua exibição no Festival de Toronto. A produção é considerada uma das favoritas para conseguir a indicação a melhor filme internacional no Oscar.
A estreia oficial no Brasil está marcada para 7 de novembro, mas o filme será exibido previamente na Mostra de Cinema de São Paulo, entre 17 e 30 de outubro. A Academia de Hollywood divulgará a lista de pré-selecionados para o Oscar em 17 de dezembro.