O governo brasileiro iniciou uma operação de repatriação para cidadãos que se encontram na zona de conflito no Líbano. Um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã deste sábado (5) de Lisboa, Portugal, com destino a Beirute, capital libanesa.
A aeronave, com capacidade para transportar até 240 pessoas, tem previsão de pouso às 11h (horário de Brasília). A tripulação inclui profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos, para garantir assistência adequada durante o voo.
O governo federal informou que os passageiros selecionados para o voo de repatriação estão recebendo orientações para o embarque no aeroporto de Beirute. A data de retorno ainda não foi definida.
O Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado alertando os cidadãos brasileiros na região: ‘O governo brasileiro reitera o alerta para que sigam as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procure deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação para voos da companhia libanesa Middle East Airlines’.
A escalada de ataques de Israel ao grupo xiita Hezbollah levou pelo menos 3 mil brasileiros residentes no Líbano a entrarem em contato com a embaixada em Beirute, solicitando auxílio para retornar ao Brasil.