Envelhecimento da população brasileira exige atenção à saúde dos idosos

Envelhecimento da população brasileira exige atenção à saúde dos idosos

IBGE projeta que em 20 anos idosos serão quase um terço da população. Especialistas destacam cuidados essenciais para um envelhecimento saudável.

O envelhecimento populacional é uma realidade global, com projeções indicando que em cerca de três décadas o número de idosos será equivalente ao de crianças em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam uma inversão na pirâmide etária, com os idosos representando atualmente 15,8% da população, superando os jovens entre 15 e 24 anos.

Diante desse cenário de envelhecimento acelerado, especialistas ressaltam a importância de adotar medidas para garantir qualidade de vida na terceira idade. Eis os principais cuidados recomendados:

• Alimentação balanceada

A nutrição adequada é fundamental para um envelhecimento saudável. A dieta deve priorizar alimentos in natura e minimamente processados, evitando ultraprocessados.

A nutricionista Mariana Staut Zukeran, especialista em gerontologia, aconselha: ‘Quando comprar alimentos industrializados, a recomendação é sempre preferir aqueles com menos itens nas listas de ingredientes’.

• Hidratação constante

O consumo adequado de água é vital para o organismo, especialmente para os idosos. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de pelo menos 2 litros diários.

‘As pessoas idosas perdem mais água corporal antes de sentirem sede. Então, em climas de temperatura elevada como os que estamos vivendo, o cuidado com essa população deve ser maior’, alerta Zukeran.

• Prática regular de exercícios

A atividade física é essencial para manter a saúde e a independência dos idosos. As diretrizes da OMS recomendam entre 150 e 300 minutos semanais de atividade aeróbica moderada.

Larissa Fidelis da Silva, especialista em fisiologia do exercício, sugere: ‘A recomendação é fazer pelo menos dois dias de atividades de fortalecimento muscular de intensidade moderada ou maior que envolvam os principais grupos musculares’.

• Acompanhamento médico regular

Consultas médicas anuais são cruciais para monitorar a saúde geral do idoso. O geriatra Leonardo Oliva enfatiza: ‘É nessa consulta clínica que o indivíduo deve conversar com o médico e expor possíveis queixas, além de ser indagado sobre problemas relacionados a cognição, humor, atividade física, alimentação, sono, memória e hábitos de vida’.

• Vacinação em dia

A imunização é fundamental para prevenir doenças graves na terceira idade. A infectologista Isabella Ballalai destaca: ‘As vacinas não só previnem a doença e seus desfechos, mas também permitem que os anos a mais que ganhamos com o aumento da expectativa de vida sejam com qualidade de vida’.

• Saúde bucal

A cirurgiã-dentista Letícia Bezinelli ressalta a importância dos cuidados odontológicos: ‘Cuidar da saúde bucal do idoso é cuidar da saúde como um todo’.

Leia mais notícias no N3 News.

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.
Nacional