Eleições municipais em Minas Gerais: 16,5 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo

Eleições municipais em Minas Gerais: 16,5 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo

Eleitores de Minas Gerais escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 853 municípios do estado. Belo Horizonte realizará referendo sobre mudança da bandeira municipal.

Neste domingo, aproximadamente 16,5 milhões de eleitores de Minas Gerais irão às urnas no primeiro turno das eleições municipais. Os cidadãos mineiros irão escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todos os 853 municípios do estado. Além disso, Belo Horizonte realizará um referendo para decidir sobre uma possível mudança na bandeira da cidade.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) informou que estão em disputa 853 cargos de prefeito e vice-prefeito, além de 8.528 vagas para vereador. Oito cidades mineiras com mais de 200 mil eleitores, incluindo Belo Horizonte, podem ter um segundo turno no dia 27 de outubro, caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 73.443 candidatos disputam as vagas em Minas Gerais. Desse total, 2.336 concorrem ao cargo de prefeito, 2.365 a vice-prefeito e 68.742 disputam uma cadeira nas câmaras municipais. Em Belo Horizonte, o maior colégio eleitoral do estado, 894 candidatos estão na corrida eleitoral, sendo 10 deles para a prefeitura.

Os locais de votação em Minas Gerais estarão abertos das 8h às 17h, respeitando o horário de Brasília. Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, exceto para eleitores que já possuem biometria cadastrada, que terão a possibilidade de utilizar o Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex) para validar suas digitais nas urnas.

Diferente de outras regiões do Brasil, a ‘Lei Seca’ não será aplicada em Minas Gerais durante o dia das eleições. O governo estadual atendeu ao pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e liberou a venda e o consumo de bebidas alcoólicas.

A segurança dos eleitores será garantida por cerca de 38 mil policiais militares, mobilizados em todo o estado. Segundo o coronel Ralfe Veiga de Oliveira, diretor de operações da Polícia Militar, todo o efetivo da corporação foi convocado, incluindo policiais administrativos, em formação e os que estavam de folga ou férias.

Em Belo Horizonte, que conta com 1.992.984 eleitores, 19.096 mesários foram convocados para trabalhar em mais de 430 locais de votação. Além das eleições municipais, os moradores da capital votarão em um referendo que decidirá sobre a alteração da bandeira municipal.

Para facilitar o deslocamento dos eleitores, o transporte público será gratuito em Belo Horizonte e em algumas cidades mineiras. Na capital, ônibus intermunicipais e urbanos, bem como as linhas convencionais e do Move, estarão à disposição sem custo durante todo o dia. Haverá um aumento de 45% na frota de ônibus para garantir o atendimento. Além disso, o metrô de Belo Horizonte também oferecerá viagens gratuitas das 5h15 às 23h, com intervalos de 10 a 15 minutos.

Leia mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.
Cidades