Os cidadãos de Belo Horizonte expressaram sua preferência pela bandeira atual do município em uma consulta popular realizada neste domingo. Com mais de 95% das urnas apuradas, mais de um milhão de votantes, representando 84,24% do total, optaram por manter o modelo vigente, que consiste no brasão da cidade aplicado em um fundo branco.
A consulta sobre a adoção de uma nova bandeira foi realizada simultaneamente às eleições municipais para prefeito e vereadores. Embora a alteração já tivesse sido aprovada pela Câmara Municipal no ano anterior, a implementação oficial do novo símbolo dependia da aceitação popular, o que não ocorreu.
A proposta de mudança surgiu após críticas ao design da bandeira atual, considerada por muitos como irrelevante e pouco memorável. O designer Gabriel Figueiredo idealizou a nova versão, argumentando que ela refletiria melhor os elementos representativos da capital mineira.
O referendo apresentou aos eleitores a pergunta: ‘Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?’. Apenas 192.676 eleitores, ou 15,74% do total apurado até às 19:48 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), votaram ‘sim’ para a mudança.
Gabriel Figueiredo, o designer por trás da nova proposta, defendeu que a simplificação do brasão, eliminando elementos considerados não representativos, seria um passo para fortalecer a identidade visual da cidade. Ele argumentou que a nova bandeira refletiria aspectos essenciais de Belo Horizonte, como o céu e a Serra do Curral.