A Conmebol anunciou nesta sexta-feira (18) a escalação do árbitro para a primeira partida da semifinal da Copa Libertadores entre Atlético-MG e River Plate-ARG. O venezuelano Jesús Valenzuela foi designado para comandar o confronto, que acontecerá na próxima terça-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Valenzuela será auxiliado por seus compatriotas Jorge Urrego e Tulio Moreno. O jogo de volta está agendado para 29 de outubro, no estádio Más Monumental, em Buenos Aires.
O árbitro venezuelano não é estranho ao futebol brasileiro, tendo estado envolvido em algumas situações polêmicas recentemente. Ele apitou recentemente a partida entre Boca Juniors-ARG e Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Valenzuela ganhou notoriedade nacional durante um jogo da Seleção Brasileira nos Estados Unidos. No empate por 1 a 1 com a Colômbia, ele deixou de marcar um pênalti claro em Vini Jr., gerando muita discussão.
Sobre o lance polêmico envolvendo Vini Jr., foi relatado: ‘No minuto 42 do primeiro tempo, durante uma disputa de bola dentro da área da equipe de preto, o defensor não toca a bola e tem um contato imprudente para a ação. O árbitro não vê a ação e deixa que o jogo continue’