Neste sábado (19), Dia de Combate ao Câncer de Mama, uma importante ação do Outubro Rosa está sendo realizada na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O evento visa orientar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, doença que registrou mais de 70 mil novos casos no Brasil em 2022, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A iniciativa, que se estende até domingo (20), oferece uma série de atividades educativas e serviços de saúde gratuitos à população. O evento é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com diversas instituições.
• A ação ocorre das 8h às 16h, em frente ao Memorial Vale, oferecendo uma variedade de serviços de saúde. Os visitantes podem realizar exames como mamografias e ultrassonografias, além de terem acesso à medição de pressão arterial.
• Além dos exames, o evento proporciona orientações sobre diagnóstico e tratamento do câncer de mama, reconstrução mamária e informações sobre redes de apoio às pacientes. Estas atividades visam aumentar a conscientização e o conhecimento da população sobre a doença.
• A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das instituições participantes, trazendo uma abordagem educativa inovadora. A professora Torcata Morim, da Escola de Enfermagem, explica: ‘Levaremos manequins de mamas para facilitar as orientações sobre autoexame e estaremos disponíveis para tirar dúvidas sobre diagnóstico e tratamento da doença, temas que integram o campo de ensino clínico das disciplinas ofertadas no curso de Enfermagem e nos projetos de extensão’.
• O evento conta com a participação de diversas outras organizações, incluindo o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Hospital da Baleia, Instituto de Oncologia da Santa Casa BH, Hospital Luxemburgo – Instituto Mário Penna, Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) – Faculdade de Ciências Médicas, ONG Fio de Luz, Associação de Pacientes Mamamiga e Amigos da Baleia e Consórcio Icismep.