Zelensky visita Casa Branca em meio a críticas de Trump

Zelensky visita Casa Branca em meio a críticas de Trump

Presidente ucraniano se reúne com Biden e Harris enquanto EUA anunciam novo pacote de ajuda militar, mas Trump critica recusa de acordo de paz

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky será recebido nesta quinta-feira (26) pelo presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris na Casa Branca. A visita ocorre em um momento de tensão política nos Estados Unidos, com críticas do ex-presidente Donald Trump acusando Zelensky de se recusar a ‘concluir um acordo de paz’ com a Rússia.

A reunião acontece logo após o anúncio de Washington de um novo pacote de ajuda à Ucrânia, totalizando quase 8 bilhões de dólares (43 bilhões de reais) em assistência militar, incluindo a entrega de armas de longo alcance.

• O encontro na Casa Branca é visto como uma demonstração de apoio contínuo dos Estados Unidos à Ucrânia em sua luta contra a invasão russa. Biden também convocou uma reunião de alto nível na Alemanha, em outubro, com mais de 50 países aliados de Kiev ‘para coordenar esforços para defender a Ucrânia contra a agressão russa’.

• Zelensky deve apresentar a Biden e ao Congresso os detalhes do seu ‘plano de vitória’ para acabar com a invasão russa iniciada em 24 de fevereiro de 2022. É provável que o presidente ucraniano renove seus pedidos para que o Ocidente permita o uso de mísseis de longo alcance para ataques mais profundos em território russo, um pedido que até agora os EUA têm relutado em atender.

• A visita de Zelensky ocorre em um contexto de crescente tensão política nos EUA, com as eleições presidenciais de 2024 se aproximando. Donald Trump, candidato republicano à presidência, tem sido contundente em suas críticas ao presidente ucraniano. Durante um comício na Carolina do Norte, Trump declarou: ‘Continuamos a dar bilhões de dólares a um homem que se recusa a fazer um acordo, Zelensky’.

• No Capitólio, Zelensky se reunirá com diversos congressistas, especialmente no Senado. No entanto, uma reunião com o líder republicano da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, não está prevista. Johnson criticou duramente a visita de Zelensky a uma fábrica de armas na Pensilvânia, acusando a equipe do presidente ucraniano de organizar um ‘evento de campanha’ a favor dos democratas.

A visita de Zelensky aos Estados Unidos destaca a importância contínua do apoio americano à Ucrânia, mas também revela as divisões políticas internas que podem afetar esse apoio no futuro, especialmente com a proximidade das eleições presidenciais de 2024.

Leia mais notícias no N3 News.

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS