Trump promete encerrar guerra na Ucrânia se vencer eleições nos EUA

Trump promete encerrar guerra na Ucrânia se vencer eleições nos EUA

Ex-presidente americano se reúne com Zelensky em Nova York e afirma que resolverá o conflito rapidamente, sem detalhar como

Donald Trump, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, fez uma promessa audaciosa nesta sexta-feira (27) após se reunir com o presidente ucraniano Volodimir Zelensky em Nova York. Trump declarou que, se eleito em novembro, encerrará rapidamente a guerra na Ucrânia, um conflito que ele considera que ‘nunca deveria ter ocorrido’.

Durante o encontro na Trump Tower, o ex-presidente americano expressou confiança em sua capacidade de resolver a situação, embora não tenha fornecido detalhes sobre como o faria. ‘É um quebra-cabeça complicado… muitos mortos’, observou Trump, sugerindo que ‘pode-se chegar a um acordo que seja bom para as duas partes’.

Trump elogiou sua ‘relação muito boa’ tanto com Zelensky quanto com o presidente russo Vladimir Putin, uma declaração que pareceu deixar o líder ucraniano visivelmente desconfortável. Zelensky respondeu diplomaticamente: ‘Espero que tenhamos melhores relações’, acrescentando que ‘Estamos de acordo que a guerra na Ucrânia deve acabar’.

A visita de Zelensky aos Estados Unidos, que começou no domingo, incluiu reuniões com o atual governo democrata, que tem sido um forte apoiador da Ucrânia. No entanto, há preocupações evidentes sobre o futuro da ajuda ao país devastado pela guerra caso Trump vença as eleições de 5 de novembro.

Trump, cuja campanha é centrada no lema ‘Estados Unidos primeiro’, tem criticado regularmente os grandes gastos de Washington com Kiev desde 2022. Ele chegou a descrever Zelensky como ‘o melhor vendedor do mundo’ esta semana.

O encontro entre Trump e Zelensky ocorreu um dia após o presidente ucraniano se reunir na Casa Branca com o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris. Biden anunciou um ‘aumento da ajuda em matéria de segurança’ para ‘ajudar a Ucrânia a ganhar essa guerra’.

Zelensky, por sua vez, apresentou seu ‘plano de vitória’ para acabar com a invasão russa iniciada em 24 de fevereiro de 2022, enfatizando que ‘Essa guerra pode ser vencida e uma paz justa pode ser alcançada, mas somente com os Estados Unidos’.

Enquanto isso, no campo de batalha, a Rússia reivindicou a tomada de Ukrainsk, cerca de 30 km a oeste de Donetsk, capital da região que Moscou alega ter anexado. As tropas russas buscam controlar toda a região de Donetsk e exigem que Kiev retire suas forças de lá e das regiões vizinhas como condição para negociações de paz.

‘Meu apoio ao povo ucraniano é inabalável’, afirmou Kamala Harris, criticando aqueles que ‘forçariam a Ucrânia a ceder grandes partes de seu território soberano’, numa referência velada a Trump e suas propostas.

Leia mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS