A missão Polaris Dawn, da SpaceX, sofreu mais um adiamento em seu lançamento, originalmente programado para a madrugada desta segunda-feira, 9. A empresa anunciou que a nova tentativa está prevista para a madrugada de terça-feira, 10, mantendo o horário inicial de 4h38 (horário de Brasília).
O adiamento foi comunicado através das redes sociais da SpaceX, citando condições climáticas como principal motivo. A empresa informou que o clima está ‘40% favorável para a decolagem’ e que as condições nos possíveis locais de amerissagem para o retorno da nave à Terra ainda estavam sendo monitoradas.
• A SpaceX ofereceu dois horários alternativos para o lançamento na terça-feira: 6h23 e 8h09 (horário de Brasília). Caso nenhuma dessas janelas seja viável, uma nova tentativa poderá ser realizada na quarta-feira, 11, nos mesmos horários.
• Este não é o primeiro adiamento da missão Polaris Dawn. Inicialmente programada para 2022, a missão já passou por múltiplos adiamentos, incluindo postergações em novembro e dezembro de 2022, março de 2023, abril de 2024, e mais recentemente em agosto, culminando no atual adiamento.
• O Programa Polaris tem como objetivo final validar a tecnologia da SpaceX para levar civis ao espaço. A missão Polaris Dawn inclui diversos elementos inovadores:
– Uso de trajes especiais e recursos inéditos de suporte à vida
– Realização de pesquisas médicas sobre altitude
– Teste de conexão de internet no espaço
• A missão marcará a primeira vez desde a era Apollo, em 1970, que seres humanos estarão a uma distância de aproximadamente 1.400 quilômetros da Terra.
• Um marco histórico será alcançado com a SpaceX se tornando a primeira empresa privada a realizar uma caminhada espacial, com a cápsula Dragon totalmente despressurizada. Este feito é considerado revolucionário para o futuro do turismo espacial.
• O bilionário Jared Isaacman, piloto e astronauta, está por trás do financiamento do Programa Polaris Dawn, em parceria com a SpaceX de Elon Musk.
• A tripulação será composta por:
– Jared Isaacman
– Scott ‘Kidd’ Poteet, tenente-coronel da reserva da Força Aérea americana
– Sarah Gillis, engenheira
– Anna Menon, médica
• Sarah Gillis e Anna Menon farão história como as primeiras funcionárias da SpaceX a viajar para o Espaço.