Rock in Rio 2024 registra salto no tráfego de dados com 5G

Rock in Rio 2024 registra salto no tráfego de dados com 5G

Operadoras observam aumento significativo no uso de internet móvel durante o festival, com 610 terabytes de dados trafegados em sete dias

O Rock in Rio 2024 testemunhou um aumento expressivo no tráfego de dados móveis, impulsionado principalmente pela adoção generalizada da tecnologia 5G. As principais operadoras de telefonia móvel do Brasil registraram um volume total de 610 terabytes de dados trafegados durante os sete dias do festival, equivalente ao envio de 152 milhões de fotos ou 305 mil horas de vídeo.

O evento musical serviu como um importante indicador para as empresas de telecomunicações avaliarem a adoção e o impacto da nova tecnologia 5G. Em comparação com a edição anterior do festival, realizada há dois anos, houve um aumento de 70% no tráfego de dados, que na época totalizou 362 terabytes.

• A TIM, uma das operadoras líderes, relatou um tráfego de 185 terabytes de dados em dispositivos de seus clientes durante o Rock in Rio 2024, representando um aumento de 40% em relação ao festival anterior. Notavelmente, quase metade desse volume foi atribuído a conexões 5G.

• Marco Di Costanzo, vice-presidente de Operações da TIM, comentou sobre o sucesso da implementação do 5G: ‘O Rock in Rio 2024 foi um marco para a TIM, com números impressionantes de uso do 5G, que atingiu picos’.

• A Claro registrou um tráfego ainda maior, alcançando 265 terabytes desde a abertura dos portões até o encerramento do evento. Este volume representa um aumento impressionante de 136% em comparação com o festival anterior, com mais da metade do tráfego ocorrendo em redes 5G.

• A velocidade média de navegação na rede 5G da Claro atingiu aproximadamente 370 Mbps, demonstrando o potencial da nova tecnologia em eventos de grande porte.

• A Vivo, por sua vez, reportou um tráfego de 160 terabytes, um aumento de 35% em relação ao festival anterior. A operadora também observou um aumento triplicado no número de usuários 5G conectados simultaneamente.

• Um dado interessante revelado pela TIM foi que o show do cantor americano Ne-Yo gerou o maior pico de uso de celulares durante o festival, com 1,3 terabytes de dados trafegados, seguido de perto pelo show de Akon, com 1,2 terabytes.

Leia mais notícias no N3 News.

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS