Ricardo Pereira: ‘Cibersegurança: um tema crucial (e urgente) para a sua vida pessoal e profissional’

Ricardo Pereira: ‘Cibersegurança: um tema crucial (e urgente) para a sua vida pessoal e profissional’

Estudo dos pesquisadores da Check Point Research mostra que, no primeiro trimestre de 2024, os ataques cibernéticos aumentaram 38% no Brasil

Estimado leitor, seja muito bem-vindo(a) a esta coluna! É um imenso prazer e uma honra estar aqui com você e fazer parte de alguns minutos do seu dia.

Nesta minha primeira coluna aqui no N3 News, quero começar dizendo que, se você vai ler meus textos, saiba que farei de tudo para que você seja positivamente impactado(a) e que o seu tempo por aqui seja um investimento, não apenas um gasto lendo um texto qualquer.

Em meio a tantos conteúdos produzidos diariamente, fica difícil vencer o desafio de escrever algo diferente, novo e que realmente gere valor aos leitores (e sem uso de IA – sim, esta coluna é 100% powered by human rsrs). No entanto, a nossa vida é movida pela busca de vencer desafios diários e esse é mais um sobre o qual estou disposto a enfrentar para que você, leitor(a), tenha o melhor conteúdo.

Nesta coluna de Tecnologia, falaremos sobre muitos assuntos legais, com um foco maior em cibersegurança/segurança no mundo digital, que atualmente é um mundo com o qual estou mais envolvido e tenho certeza de que posso contribuir para que você obtenha informações úteis, tanto para a sua vida pessoal como para a profissional.

Além disso, o meu compromisso é escrever algo que fuja do senso comum e do “mais do mesmo”, para que você sinta que realmente valeu a pena investir seu tempo na leitura.

Sobre tantos assuntos que temos para tratar, citarei alguns deles, para que você já sinta um gostinho do que falaremos por aqui:

  • Inteligência Artificial (mas saindo das discussões superficiais)
  • Segurança digital no mundo pessoal e profissional
  • Sequestro e vazamento de dados
  • Como se proteger das ameaças geradas por cibercriminosos
  • Golpes e crimes digitais da atualidade
  • Como ataques hackers em ambientes digitais prejudicam vidas no mundo real
  • Entre muitos outros assuntos…

No mundo atual, cibersegurança se tornou um tema crucial (e urgente), tanto para a nossa vida pessoal como para a profissional.

Para você ter uma ideia, segundo estudo dos pesquisadores da Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software, no primeiro trimestre de 2024, os ataques cibernéticos aumentaram em 38% no Brasil. O nosso país é um dos principais alvos na América Latina, com pessoas e empresas sofrendo grandes prejuízos.

Quando falamos de ataques hackers, costumamos ler e ouvir muito sobre o que ocorre no ambiente empresarial. Entretanto, a realidade nos mostra que tanto empresas (pessoas jurídicas) como pessoas físicas sofrem cada vez mais com este problema.

Para pensarmos em exemplos reais, te farei algumas perguntas: você conhece alguém que já teve uma conta de rede social hackeada? Alguma pessoa que teve o WhatsApp clonado? Ou alguém que caiu no golpe do PIX e perdeu dinheiro?

Talvez você já tenha sofrido com algum destes problemas.

Isso tudo faz parte dos crimes digitais e falaremos muito sobre eles, mas, ainda mais importante, sobre o que fazer para se proteger deles e não entrar para as estatísticas.

Apenas mais uma curiosidade, para não me delongar mais: você sabia que ferramentas (como, por exemplo, softwares e aplicativos) não são os principais agentes de proteção digital?

Você deve conhecer no mínimo o antivírus, não é mesmo? Então, essa é uma das ferramentas usadas para que estejamos protegidos no mundo digital. Contudo, o principal agente da segurança digital é você, o ser humano (e falaremos muito sobre isso também).

Agora, quero finalizar com algo muito importante: para avançarmos nesta coluna, não basta eu ter o compromisso de escrever. Precisarei muito de você, caríssimo leitor, caríssima leitora, para que juntos tenhamos uma jornada incrível e cheia de resultados positivos; sem você, essa coluna não fará sentido.

Portanto, quero criar, desde agora, um compromisso entre nós. Ele funcionará da seguinte forma: darei tudo de mim para escrever o melhor e mais útil conteúdo que você já consumiu em qualquer canal digital ou físico, sobre os assuntos que abordarei. Do seu lado, você terá o compromisso de ler, refletir, comentar e compartilhar os conteúdos dessa coluna, sempre com uma posição positiva e construtiva.

O que acha? Podemos seguir juntos e construir uma comunidade que cresce e gera transformações positivas?

Se a sua resposta é SIM, vamos juntos!

Essa coluna será quinzenal, então se prepare porque logo mais chegará um novo texto para refletirmos e crescermos juntos; te espero por aqui.

Um abraço e até breve!

Leia mais notícias no N3 News

Ricardo Pereira, colunista de Tecnologia
Ricardo Pereira
Empresário e CEO da Gestein Digital, empresa brasileira especializada em serviços de cibersegurança, consultoria e suporte de TI preventivo.

RELACIONADAS

Ricardo Pereira, colunista de Tecnologia
Ricardo Pereira
Empresário e CEO da Gestein Digital, empresa brasileira especializada em serviços de cibersegurança, consultoria e suporte de TI preventivo.
Nacional