Uma operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi desencadeada na manhã desta quinta-feira (26 de setembro) contra as principais lideranças da facção criminosa Comando Vermelho em Minas Gerais. A ação visa cumprir sete mandados de prisão preventiva, incluindo o do líder do grupo no estado, além de 12 mandados de busca e apreensão em Muriaé, Juiz de Fora, Cataguases e Rio de Janeiro.
A operação é resultado de investigações que apontam para a existência de pelo menos quatro núcleos da facção no estado, atuando inclusive dentro de estabelecimentos penais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Visconde do Rio Branco lidera a ação, contando com o apoio do Gaeco de Juiz de Fora, do Gaeco do Rio de Janeiro, da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, da Promotoria de Justiça de Execuções Penais de Muriaé e da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
As investigações revelaram a estrutura da organização criminosa, identificando um núcleo operacional e de ‘disciplina’. Este núcleo é composto por membros responsáveis pela execução direta das atividades criminosas, incluindo a distribuição de drogas, atos de violência e intimidação, além de outras ações necessárias para manter e expandir as operações ilícitas da facção na Zona da Mata mineira.
Sete pessoas foram denunciadas por crimes que incluem organização criminosa armada, corrupção ativa, e ingresso, promoção ou facilitação de ingresso de aparelhos celulares em estabelecimento prisional.