A OpenAI está lançando um novo modelo de inteligência artificial, conhecido internamente como “Strawberry”, que é capaz de realizar tarefas de raciocínio semelhantes às humanas, em um movimento para manter sua posição de liderança em um mercado cada vez mais competitivo.
O novo modelo, chamado o1, foi projetado para gastar mais tempo processando a resposta antes de responder às consultas dos usuários, informou a empresa em um post no blog nesta quinta-feira. Com esse modelo, as ferramentas da OpenAI devem ser capazes de resolver problemas de múltiplas etapas, incluindo questões complexas de matemática e programação.
“Como um modelo inicial, ele ainda não possui muitas das funcionalidades que tornam o ChatGPT útil, como navegar na web para obter informações e carregar arquivos e imagens”, disse a empresa. “Mas para tarefas complexas de raciocínio, esta é uma evolução significativa e representa um novo nível de capacidade da IA. Dado isso, estamos redefinindo a contagem para 1 e nomeando esta série como OpenAI o1.”
Uma versão prévia do modelo estará disponível por meio do popular chatbot da OpenAI, o ChatGPT, para os usuários pagantes dos planos Plus e Team a partir desta quinta-feira. A Bloomberg já havia reportado que a empresa poderia lançar o novo modelo ainda esta semana.
O lançamento do modelo acontece em um momento em que a OpenAI, com sede em São Francisco, busca levantar bilhões em financiamento e enfrenta uma concorrência acirrada na corrida para desenvolver sistemas de inteligência artificial cada vez mais sofisticados. A OpenAI não é a única empresa trabalhando nesse tipo de capacidade; concorrentes como Anthropic e Google também têm destacado habilidades de “raciocínio” com seus modelos avançados de IA.
Em seu post no blog, a OpenAI apresentou exemplos das respostas do modelo de IA para perguntas sobre temas como programação, inglês e matemática, e pediu que ele resolvesse um simples jogo de palavras cruzadas. Em uma série de posts na plataforma X, Noam Brown, cientista de pesquisa da OpenAI, disse que a empresa está lançando o modelo em prévia agora em parte para entender como as pessoas o utilizam e onde ele precisa ser aprimorado.