O Governo de Minas Gerais deu início às obras da tão aguardada linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto, que faz parte de um contrato de concessão entre o governo estadual e a concessionária Metrô BH, prevê investimentos superiores a R$ 3 bilhões e promete revolucionar o transporte público da capital mineira.
A nova linha terá 10,5 quilômetros de extensão, ligando a atual linha 1 ao bairro Barreiro, passando por sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. As primeiras estações, Nova Suíça e Amazonas, têm previsão de entrega para 2026, enquanto a operação completa da linha 2 está programada para 2028.
• A expansão do metrô promete beneficiar diretamente a mobilidade na capital e região metropolitana. Atualmente, o sistema de transporte público enfrenta sobrecarga, com longos tempos de viagem e falta de integração entre diferentes modais.
• Com a conclusão da linha 2, a expectativa é de que o metrô transporte cerca de 213 mil passageiros por dia, sendo 56 mil apenas na nova linha. Além de aliviar o trânsito, a nova linha deve reduzir significativamente o tempo de deslocamento de quem utiliza o transporte público.
• Paralelamente à construção da linha 2, serão realizadas melhorias na linha 1. Estão previstas reformas nas 19 estações existentes e a expansão até Novo Eldorado, em Contagem.
• Desde 2023, os passageiros do metrô de Belo Horizonte já contam com alguns serviços novos, como Wi-Fi gratuito em todas as estações e trens, além de painéis de LED que informam, em tempo real, a previsão de chegada dos trens.
• Outra novidade é a implantação do sistema de bilhetagem digital, que permite o pagamento das passagens por aproximação, agilizando o processo de embarque.
• A concessão do Metrô da RMBH, que completou um ano de operação em março, prevê um investimento total de R$ 3,7 bilhões ao longo de 30 anos para melhorias e expansões. Desse montante, R$ 2,8 bilhões vêm do Governo Federal, enquanto R$ 440 milhões são frutos de um Termo de Reparação firmado pelo Governo de Minas com a Vale e outras entidades, como resposta ao desastre de Brumadinho.
• A ampliação do metrô faz parte do Sistema de Transporte Estadual Metropolitano, o Trem. Além da expansão da linha 2, o pacote inclui a modernização da linha 1 e a compra de 24 novos trens, que começarão a chegar a partir de 2026.
• Outras medidas incluem a aquisição de mais de 800 novos ônibus, a construção do Rodoanel, novos corredores de faixa exclusiva nos municípios de Santa Luzia e Ribeirão das Neves, além de Parcerias Público-Privadas para terminais e concessões de rodovias no Vetor Norte.
Com o avanço das obras e as melhorias já em andamento, o Governo de Minas implementa uma grande mudança na mobilidade urbana de Belo Horizonte e região, prometendo um serviço de transporte público mais moderno, rápido e eficiente para milhares de mineiros.]