O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira a lista de convocados da seleção brasileira para os jogos de outubro das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A apresentação dos nomes foi realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro, trazendo algumas novidades e mantendo a base do elenco.
Entre as principais novidades na convocação estão os laterais Vanderson, do Mônaco, e Abner, do Lyon, além do atacante Igor Jesus, do Botafogo. O lateral esquerdo Guilherme Arana, destaque no Atlético, também foi chamado novamente.
Dorival Junior explicou a estratégia por trás da convocação: ‘Todo mundo fala de reformulação, mas isso passa por um equilíbrio entre a jovialidade dos que estão chegando e a experiência de um grupo que merece pelo que já nos representou e pela performance em seus clubes. É um processo. Sei que não é satisfatório, também não estamos satisfeitos. Tivemos apenas dez jogos até então, com espaço considerável entre uma convocação e outra, e nos preocupa muito’.
O treinador também ressaltou a busca por melhorias: ‘Estamos buscando soluções e alternativas para que voltemos a ter uma equipe confiável. Não é um processo simples como muitos já colocaram e exemplificaram que a equipe devia estar em um momento diferente. É tudo o que queremos e buscamos, o trabalho é incessante, e sabemos que tudo isso vai acontecer em algum momento’.
Os jogos das Eliminatórias estão programados para outubro. O Brasil enfrentará o Chile no dia 10, às 21h (horário de Brasília), em Curitiba. Em seguida, jogará contra o Peru no dia 15, às 21h45, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
A preparação da seleção brasileira começará no dia 7 de outubro, em São Paulo, no CT Joaquim Grava do Corinthians. Os treinos ocorrerão até o dia 9, quando a equipe seguirá para Santiago.
Atualmente, o Brasil ocupa a quinta posição nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, com três vitórias, um empate e quatro derrotas. A seleção busca melhorar sua posição na tabela de classificação, onde a Argentina lidera, seguida por Colômbia e Uruguai.
As Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 contam com dez equipes se enfrentando em turno e returno. Cada país jogará 18 partidas no total, sendo nove em casa e nove fora. Ao final, os seis melhores colocados se classificarão diretamente para a Copa do Mundo, enquanto o sétimo colocado terá a chance de disputar uma vaga na repescagem.
Veja a lista de convocados:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros: Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);
Atacantes: Endrick (Real Madrid), Igor Jesus (Botafogo), Gabriel Martinelli (Arsenal), Luiz Henrique (Botafogo), Raphinha (Barcelona), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid)
Leia mais notícias no N3 News