BH é capital mais preocupada com alterações climáticas, diz Datafolha

BH é capital mais preocupada com alterações climáticas, diz Datafolha

Datafolha aponta que maioria da população em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife vê risco imediato nas alterações do clima

Pesquisa Datafolha diulgada nesta quinta-feira (26 de setembro) revelou que a maioria da população em quatro capitais brasileiras considera as mudanças climáticas um risco imediato. Belo Horizonte lidera com 76% de preocupação, seguida por São Paulo (71%), Rio de Janeiro (66%) e Recife (59%).

O levantamento, realizado presencialmente entre 17 e 18 de setembro com pessoas de 16 anos ou mais, mostrou variações significativas na percepção do risco climático entre as cidades.

Em Belo Horizonte, o índice de preocupação atingiu 76%, o mais alto entre as capitais pesquisadas. Apenas 20% dos entrevistados na cidade mineira consideram as mudanças climáticas um risco apenas para o futuro.

São Paulo registrou 71% de preocupação imediata com as mudanças climáticas, refletindo uma consciência crescente sobre o tema na maior metrópole do país.

No Rio de Janeiro, 66% dos entrevistados veem as alterações do clima como um risco atual. A cidade, sendo litorânea, está entre as mais ameaçadas pelo aquecimento global no país.

Recife apresentou o menor índice de preocupação imediata, com 59%. Curiosamente, a capital pernambucana também registrou o maior percentual (8%) de pessoas que não veem risco nas mudanças climáticas.

Percepção sobre candidatos e mudanças climáticas

O Datafolha também questionou qual candidato a prefeito estaria mais preparado para lidar com os impactos das mudanças climáticas. Os resultados, em geral, se aproximaram das intenções de voto.

Em São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) foram considerados os mais preparados, com 23% e 21% respectivamente.

No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) foi apontado por 43% como o mais apto, embora sua intenção de voto seja de 59%.

Em Belo Horizonte, Mauro Tramonte (Republicanos) liderou com 20%, seguido pelo atual prefeito Fuad Noman (PSD) com 14%.

No Recife, João Campos (PSB) foi considerado por 64% dos entrevistados como o mais preparado para lidar com os efeitos das mudanças climáticas.

Leia mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS