A ginasta Rebeca Andrade conquistou nesta segunda-feira (5 de agosto) a medalha de ouro na ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris. Ela venceu a americana Simone Biles na disputa do solo e se tornou a maior atleta olímpica brasileira, com seis medalhas, à frente de Robert Scheidt e Torben Grael, da vela, que subiram ao pódio cinco vezes cada.
Rebeca obteve 14.166 de nota em sua exibição, superando a favorita Simone Biles. A estadunidense – que, mais cedo, ficou fora do pódio da trave, assim como a brasileira – alcançou 14.133, sofrendo duas penalidades por pisar fora do tablado de competição. Mesmo assim, conseguiu a medalha de prata. O pódio foi completado por Jordan Chiles, também dos Estados Unidos, com 13.766.
A brasileira foi a segunda a se apresentar, ao som de uma combinação das músicas “End of Time”, de Beyonce, e “Movimento da Sanfoninha”, de Anitta. Ela recebeu 8.266 pela execução da série e mais 5.900 da nota de dificuldade das acrobacias. A comissão técnica pediu revisão desta última nota, sem sucesso. A pontuação total (14.166) de Rebeca foi melhor que as do individual geral (14.033) e da classificatória (13.900), mas inferior ao que atingiu na disputa por equipes (14.200).
As atenções, então, voltaram-se para Biles. Ela realizou a série mais complexa da final, com 6.900 de nota de dificuldade. No entanto, em duas acrobacias, pisou com os dois pés fora do tablado, o que diminuiu a nota de execução (7.833) e causou uma penalidade de 0.6. Rebeca ainda teve de aguardar as apresentações da romena Sabrina Maneca-Voinea e de Jordan Chiles para comemorar, emocionada, a vitória no solo.
O segundo ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris faz o país saltar de 24º para 15º colocado no quadro de medalhas, atrás da Irlanda, que tem três ouros. No total, os brasileiros já conquistaram 11 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.
Das 11 medalhas conquistadas pelo Brasil até o momento, as atletas brasileiras são responsáveis, sozinhas ou em equipes, por nove.
Com informações da Agência Brasil