Moraes manda suspender o X por ausência de representante no Brasil

Moraes manda suspender o X por ausência de representante no Brasil

O ministro também impôs multa de R$ 50 mil diária a quem (pessoa ou empresa) que usar subterfúgios (como VPNs) para acessar o X após o banimento

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (30 de agosto) a suspensão da rede social X do Brasil.

Moraes notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cortar a rede social em todo território nacional em até 24 horas. Além disso, empresas de sistemas operacionais de aparelhos, como Apple e Google, terão cinco dias para tirar o X das suas lojas virtuais.

A decisão de Moraes conta com a anuência da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O ministro também impôs multa de R$ 50 mil diária a quem (pessoa ou empresa) que usar subterfúgios (como VPNs) para acessar o X após o banimento.

A decisão de Moraes foi tomada após a empresa não obedecer a uma ordem de estabelecer um representante legal no Brasil. Na quarta (28 de agosto), Moraes deu 24h para o X atender essa determinação, o prazo venceu na noite da quinta-feira.

Em sua decisão (imagem abaixo) Moraes ressaltou que as redes sociais brasileiras não são ‘terra sem lei.

“[Após] os reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e ao Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições municipais de 2024”, escreveu Moraes.

Leia mais notícias no N3 News.

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS