A concessão da BR-381, conhecida como ‘Rodovia da Morte’ devido ao alto índice de acidentes fatais, enfrenta um momento decisivo nesta segunda-feira (26). Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) irão à Bolsa de Valores verificar se há propostas para a concessão do trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em Minas Gerais.
O leilão, marcado para quinta-feira (29) na Bolsa de Valores de São Paulo, representa a quarta tentativa do governo federal de transferir a responsabilidade de duplicar a rodovia mineira para a iniciativa privada. As três tentativas anteriores, entre 2017 e 2023, fracassaram.
• O projeto de concessão da BR-381 prevê investimentos e operação que totalizam mais de R$ 10 bilhões. Está planejada a construção de 5 praças de pedágio, com tarifas variando entre R$ 11 e R$ 15.
• Após o último fracasso no final de 2023, o governo federal fez alterações no projeto. O trecho da BR-381 que será de responsabilidade da empresa concessionária para obras de duplicação foi reduzido.
• O segmento entre Belo Horizonte e Caeté, que foi retirado do projeto de concessão, foi dividido em dois editais e ficará sob responsabilidade do poder público. No entanto, esta obra já enfrenta incertezas e atrasos.
• Um dos editais (8A) foi publicado, mas o segundo (8B), considerado mais complexo devido ao alto número de desapropriações necessárias, ainda não tem data definida para lançamento, apesar da promessa inicial de agosto.
• Para a parte mais desafiadora da obra, o governo federal espera avançar nas negociações sobre a desapropriação de moradores às margens da rodovia até o final do ano.