A Escola Estadual Domingos Donato Rivelli, única instituição de ensino em Santana da Ponte Pensa (SP), foi classificada como a melhor do estado de São Paulo nos anos finais do ensino fundamental, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O resultado, divulgado em 14 de agosto, coloca a escola no topo do ranking entre as melhores escolas públicas do estado.
Com uma nota de 7,4 no Ideb para os anos finais do ensino fundamental, a Escola Estadual Domingos Donato Rivelli não apenas lidera entre as escolas públicas, mas também se destaca como a primeira entre as escolas estaduais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc).
Os alunos do 9º ano foram os responsáveis por esse notável resultado em 2023. Este não é um feito isolado para a instituição, que já demonstrou excelência anteriormente.
Em 2019, quando os mesmos estudantes cursavam o 5º ano do Ensino Fundamental, a escola alcançou a segunda posição no ranking do Ideb entre as escolas da Seduc nos anos iniciais, e a décima melhor entre todas as escolas da rede pública paulista, incluindo instituições municipais e estaduais. Naquela ocasião, o índice da escola para os anos iniciais foi de impressionantes 8,3.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia as competências em língua portuguesa e matemática, é um componente crucial do Ideb, juntamente com as taxas de aprovação. A Escola Estadual Domingos Donato Rivelli, que faz parte do Programa Ensino Integral (PEI), atende atualmente 160 estudantes.
O cálculo do Ideb segue uma fórmula específica: os resultados dos testes de língua portuguesa e matemática são padronizados em uma escala de 0 a 10. A média dessas duas notas é então multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada, que variam de zero a 100.
Por exemplo, uma escola com desempenho no Saeb igual a 6 e taxa de aprovação de 90% (0,90) teria um Ideb de 6 vezes 0,9, resultando em 5,4.
É importante notar que a edição do Ideb de 2021 apresentou dados que podem ser enganosos devido às condições excepcionais da pandemia. Dois fatores principais contribuíram para isso:
1. Muitas redes de ensino adotaram a aprovação automática durante a pandemia, o que pode ter inflacionado artificialmente o Ideb.
2. A participação dos alunos na avaliação Saeb foi significativamente menor em alguns estados, resultando em dados estatisticamente menos confiáveis.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, onde as crianças enfrentaram desafios significativos nos processos de alfabetização à distância, o Ideb nacional foi de 5,8, uma variação mínima em relação aos 5,9 registrados antes da pandemia.
O diretor da Escola Estadual Domingos Donato Rivelli comentou sobre o resultado: ‘Este reconhecimento é fruto do trabalho árduo e dedicação de toda nossa equipe, alunos e famílias. Estamos comprometidos em manter esse padrão de excelência e continuar oferecendo uma educação de qualidade para nossa comunidade’.