Cenipa recupera 100% dos dados das caixas-pretas do ATR-72 da Voepass

Cenipa recupera 100% dos dados das caixas-pretas do ATR-72 da Voepass

Por meio da extração dos dados das caixas-pretas, investigadores pretendem elucidar o que ocorreu antes da queda do avião

A investigação sobre a queda do avião modelo ATR-72 da Voepass, que ocorreu em Vinhedo (SP) há três dias, deu um passo significativo neste domingo (11 de agosto). A Força Aérea Brasileira, através do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), conseguiu extrair todos os arquivos de áudio e dados das duas caixas-pretas do voo 2238.

Segundo o Cenipa, houve 100% de sucesso na recuperação das informações de voz e dados que correspomdem aos momentos que antecederam a queda.

As equipes de investigação concluíram que tanto o piloto Danilo Santos Romano quanto o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva, que morreram na tragédia, não informaram nenhuma emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo. O avião da Voepass havia deixado Cascavel (PR) às 11h46 do dia 9, mas, por volta das 13h21, o sinal de GPS foi perdido antes da queda no condomínio residencial.

Colaboração internacional

O trabalho de investigação contou com a colaboração de técnicos e autoridades francesas e canadenses, que chegaram ao Brasil neste fim de semana. Representantes da Agência de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil (BEA) da França e especialistas da empresa canadense Transportation Safety Board (TSB), fabricante dos motores, participaram do trabalho de remoção e traslado dos motores.

Leia mais notícias no N3 News. 

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS