As vendas no varejo brasileiro apresentaram um crescimento de 1,2% em maio, superando as previsões dos analistas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 1,2% em relação a abril e um salto de 8,1% comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Estes resultados contrastam com as expectativas de uma pesquisa realizada pela Agência de Notícias Reuters, que projetava uma queda mensal de 0,90% e um crescimento anual de 4%.
O desempenho do setor varejista nos primeiros cinco meses do ano foi igualmente positivo, com um crescimento acumulado de 5,6%, e, nos últimos 12 meses, o aumento foi de 3,4%. De acordo com o IBGE, cinco das oito atividades avaliadas registraram alta em maio.
Os hiper e supermercados, junto com os setores de produtos alimentícios, bebidas e fumo, contribuíram com um crescimento de 0,7%, enquanto outros artigos de uso pessoal e doméstico avançaram 1,6%.
‘O resultado positivo foi bem disseminado, com apenas três atividades apresentando queda. As de maior peso, como hiper e supermercados, artigos farmacêuticos, e outros artigos de uso pessoal e doméstico cresceram. Além disso, houve questões conjunturais, como o aumento das vendas do setor de vestuário, mais focadas em calçados’, explicou Cristiano Santos, gerente da pesquisa no IBGE.
Este é o segundo mês consecutivo de alta para hiper e supermercados, que acumularam um ganho de 2,6% no período. Este segmento é responsável por mais da metade do volume de vendas no varejo, com 54,7%.