TRT-MG confirma justa causa de trabalhadora por difamar empresa no LinkedIn

TRT-MG confirma justa causa de trabalhadora por difamar empresa no LinkedIn

Decisão do TRT-MG destaca lesão à honra do empregador como motivo para a demissão

A Justiça confirmou a dispensa por justa causa de uma trabalhadora que difamou a empresa na rede social LinkedIn e encaminhou mensagens privadas a seus dirigentes com o objetivo de manchar a imagem da empregadora. A decisão da Sexta Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas (TRT-MG) foi divulgada nesta segunda-feira (22/07).

A trabalhadora foi dispensada por justa causa em 3 de agosto de 2023 após quatro anos na empresa. Após a demissão, ela entrou com ação negando ter praticado falta grave, sustentando que, apesar de ter feito a postagem na rede social, não houve exposição da imagem da empregadora. Isso porque ela não mencionou o nome fantasia da empresa, conhecido no mercado, mas apenas pela razão social. Ela solicitou a reversão da justa causa.

Ao examinar o recurso, o desembargador José Murilo de Morais considerou correta a aplicação da justa causa, ‘em razão de ato lesivo da honra do empregador’. A decisão rejeitou também o argumento da autora de que não teria havido exposição da empresa, considerando ser de conhecimento geral que um grupo empresarial adquiriu o supermercado onde ela trabalhava. Inclusive, as fachadas dos estabelecimentos envolvidos no negócio passaram a trazer os nomes de ambos os grupos.

Além disso, a própria trabalhadora reconheceu a postagem de mensagens ofensivas em sua rede social. Prints anexados ao processo mostraram que foram enviadas mensagens por meio da rede social profissional ‘LinkedIn’, além de mensagens privadas a dois CEOs (executivos) da empresa, com o objetivo de difamar a imagem dela. Foram listadas mensagens como: a empresa é ‘horrível’, que não dá ‘oportunidades de verdade’, ‘só enganam a gente’, bem como ‘o trabalho é escravo’.

Leia mais notícias no N3 News. 

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS