Tebet enfatiza controle de gastos pelo governo

Tebet enfatiza controle de gastos pelo governo

Simone Tebet destaca a importância de equilibrar despesas para proteger os mais pobres e manter a estabilidade econômica

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reforçou nesta quinta-feira (18/07) que, seguindo as diretrizes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo se compromete a não gastar mais do que arrecada.

Tebet, ao participar do programa ‘Bom dia, Ministra’ no CanalGov, explicou que o desafio para o próximo ano é realizar cortes inteligentes no orçamento. ‘O grande exercício é equilibrar. É não gastar demais ao ponto de depois o mais pobre comprar comida mais cara, mas também não gastar de menos. Essa é a determinação do presidente Lula. Então, de forma objetiva, nós vamos ter que cortar gastos, é verdade, mas nós vamos cortar gastos naquilo que efetivamente está sobrando’.

A ministra destacou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 será discutida e provavelmente votada no Congresso entre agosto e setembro. Ela enfatizou a importância de uma gestão fiscal prudente, indicando que o excesso de gastos pode levar a consequências severas para a população, especialmente os mais vulneráveis.

Tebet também comentou sobre outros impactos negativos de uma política fiscal irresponsável. ‘Os juros sobem muito, e nós sabemos, os juros para nós, que muitas vezes, temos que nos financiar, eu digo o governo federal, e consequentemente os juros para as pessoas. Impacta dólar, impacta bolsa’, explicou.

Leia mais notícias no N3 News. 

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS