A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reforçou nesta quinta-feira (18/07) que, seguindo as diretrizes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo se compromete a não gastar mais do que arrecada.
Tebet, ao participar do programa ‘Bom dia, Ministra’ no CanalGov, explicou que o desafio para o próximo ano é realizar cortes inteligentes no orçamento. ‘O grande exercício é equilibrar. É não gastar demais ao ponto de depois o mais pobre comprar comida mais cara, mas também não gastar de menos. Essa é a determinação do presidente Lula. Então, de forma objetiva, nós vamos ter que cortar gastos, é verdade, mas nós vamos cortar gastos naquilo que efetivamente está sobrando’.
A ministra destacou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 será discutida e provavelmente votada no Congresso entre agosto e setembro. Ela enfatizou a importância de uma gestão fiscal prudente, indicando que o excesso de gastos pode levar a consequências severas para a população, especialmente os mais vulneráveis.
Tebet também comentou sobre outros impactos negativos de uma política fiscal irresponsável. ‘Os juros sobem muito, e nós sabemos, os juros para nós, que muitas vezes, temos que nos financiar, eu digo o governo federal, e consequentemente os juros para as pessoas. Impacta dólar, impacta bolsa’, explicou.