O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido enfrentou uma grande interrupção em seus sistemas de tecnologia da informação, afetando os serviços em diversos consultórios médicos por todo o país. ‘O NHS está ciente de uma interrupção global de TI e de um problema com o sistema de consultas médicas e registros de pacientes’, informou o NHS England em comunicado nesta sexta-feira (19/07).
A falha nos sistemas de TI, geradas pelo apagão cibernético, trouxe complicações significativas para a rotina dos consultórios médicos, que tiveram de recorrer a alternativas menos eficientes. Segundo o NHS England, ‘existem medidas de longa data em vigor para gerenciar a interrupção, incluindo o uso de registros de pacientes em papel’.
Durante o período de instabilidade, o NHS England fez um apelo aos cidadãos, incentivando-os a utilizar os serviços de emergência ‘como normalmente fariam’. Essa orientação visa garantir que, apesar dos problemas de TI, as necessidades urgentes de saúde da população não sejam negligenciadas.