O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou que oito cidades mineiras estão aptas a realizar um segundo turno nas eleições municipais de 2024. Esse número mostra uma redução em relação aos últimos pleitos de 2020, onde mais municípios atendiam aos requisitos necessários.
A legislação brasileira, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, determina que o segundo turno só ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores. Essa regra se aplica às eleições para os cargos de presidente, vice-presidente, governadores, vice-governadores e prefeitos.
Caso nenhum candidato a prefeito obtenha mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, um segundo turno é necessário. Para as eleições de 2024 em Minas Gerais, as cidades que atendem a esse critério são: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Uberaba e Ribeirão das Neves. Estes municípios têm uma população eleitoral que vai de 213.114 a quase dois milhões.
Além das cidades mencionadas, Governador Valadares era uma das cidades que anteriormente possuía mais de 200 mil eleitores, totalizando 213.886 em 2020. No entanto, para as eleições de 2024, este número caiu para 198.486 eleitores, excluindo a cidade da lista de municípios elegíveis para um segundo turno.
Esta redução no número de municípios pode impactar diretamente na dinâmica política das eleições, alterando estratégias de campanha e a mobilização dos eleitores.