Na manhã desta sexta-feira (19/07), o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que, apesar de um apagão cibernético que tem afetado operações aéreas ao redor do mundo, os aeroportos brasileiros permanecem operando normalmente.
‘Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido a um apagão cibernético. Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros’, declarou Costa Filho em uma comunicação oficial.
Ainda por meio das redes sociais, o ministro destacou que o controle de tráfego também não foi afetado, ‘impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas’. O ministro pontuou que esses problemas causaram atrasos em alguns voos, ‘mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil’.
Segundo o ministro, a estabilidade é resultado do trabalho contínuo de monitoramento realizado em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele ressaltou a importância da vigilância constante para garantir que os serviços aeroportuários não sejam prejudicados por ameaças externas, como ataques cibernéticos. ‘Estamos atentos e prontos para qualquer necessidade de intervenção para garantir a segurança e a eficiência das operações aeroportuárias nos nossos aeroportos.’