O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou preocupações significativas sobre a influência de Donald Trump na democracia dos Estados Unidos durante sua participação no 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Abraji, nesta sexta-feira (12/07).
Segundo Haddad, o ex-presidente norte-americano representa um ‘risco à democracia’ por sua constante negação dos resultados eleitorais. ‘Está provado, ninguém está inventando nada. A pessoa fomentou uma reação ao resultado eleitoral, que ele nunca reconheceu. Ele nunca reconheceu. E no debate, agora, ele também disse não que aceitaria o resultado’.
Haddad também comentou sobre a resistência das instituições brasileiras frente aos desafios impostos pela extrema direita, comparando-os com os eventos nos Estados Unidos. Ele argumentou que as instituições brasileiras mostraram maior resiliência e força, uma observação que destaca a sua visão sobre a solidez do sistema democrático brasileiro em face de crises políticas.