A partir desta quarta-feira (10/07), o Ministério da Saúde passará a disponibilizar gratuitamente novos medicamentos e insumos através do programa Farmácia Popular. Esta iniciativa marca a celebração dos 20 anos do programa, ampliando significativamente a lista de produtos disponíveis sem custo para a população. Entre os novos itens incluídos estão medicamentos para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.
Desde sua criação, o Farmácia Popular já disponibilizava, sem custo, medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais. Com a nova expansão, o programa agora oferece 95% de seus 41 itens de forma gratuita. Isso inclui 39 produtos de saúde essenciais, abrangendo também itens como fraldas e absorventes, que já eram fornecidos anteriormente. Esta medida deve beneficiar diretamente cerca de 3 milhões de brasileiros.
Criado em 2004, o Farmácia Popular foi uma estratégia do Governo Federal para tornar acessíveis os medicamentos e insumos de saúde aos cidadãos. Em 2023, sob a gestão do presidente Lula, o programa foi reestruturado para incluir ainda mais produtos gratuitos, como os medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais, e em 2024, absorventes para estudantes da rede pública e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 70 milhões de brasileiros já foram beneficiados pelo programa, que hoje alcança 85% das cidades do país, cobrindo 96% da população.