Os economistas do mercado financeiro aumentaram a expectativa de inflação para 2024, estimada agora em 4,05%, segundo informações do Banco Central (BC) divulgadas nesta segunda-feira (22/07).
Na última semana, os analistas haviam freado a trajetória de alta na estimativa de inflação para o ano, depois do resultado positivo para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho.
Os analistas decidiram revisar suas previsões após novos dados econômicos indicarem uma tendência de alta mais acentuada do que o esperado. A estimativa anterior, que mostrava uma inflação menor, não resistiu aos novos indicadores.
O resultado positivo do IPCA em junho havia gerado um otimismo temporário no mercado, levando os economistas a acreditarem que a inflação poderia estar sob controle. Entretanto, novas informações mudaram esse cenário rapidamente.
Além do IPCA, outros fatores econômicos, como a política monetária e a situação fiscal do país, influenciaram a revisão das expectativas. ‘Temos que ajustar nossas previsões de acordo com os novos dados e as tendências observadas’, afirmou um dos analistas.