O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu intensificar pessoalmente sua oposição à Reforma Tributária proposta pelo atual governo. Utilizando o WhatsApp como principal ferramenta de comunicação, Bolsonaro enviou nos últimos dias uma série de mensagens aos deputados do PL, apresentando argumentos contrários à regulamentação dos impostos.
Além das mensagens, alguns parlamentares relataram ter recebido ligações do ex-presidente, que fazia apelos dramáticos para que se unissem a ele no voto ‘não’ ao texto apoiado pelo governo Lula. As informações são de O Globo.
A tentativa de Bolsonaro de barrar a aprovação da reforma, similar ao que ocorreu no ano anterior, não obteve sucesso. A regulamentação passou com um placar expressivo de 336 votos a favor, superando os 257 necessários para sua aprovação.
Apesar do resultado negativo, Bolsonaro conseguiu aumentar a fidelidade de seu partido, o PL, em relação ao ano anterior. Desta vez, o partido contribuiu com 11 votos a favor do governo, em comparação aos 20 votos do ano passado.