Biocombustíveis: Brasil bate recorde de produção

Biocombustíveis: Brasil bate recorde de produção

Produção de etanol e biodiesel atinge marco histórico, impulsionada por demanda crescente e políticas de incentivo

Em 2023, o Brasil registrou um recorde na produção de biocombustíveis, alcançando a impressionante marca de 43 bilhões de litros. Segundo o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), esse aumento substancial destaca-se principalmente no setor de etanol.

A produção de etanol teve um crescimento de 15,5% comparado ao ano anterior, chegando a 35,4 bilhões de litros. Especificamente, o etanol anidro, utilizado na mistura com gasolina, teve um aumento de 13,5%, enquanto o etanol hidratado, disponível diretamente nas bombas, cresceu 16,8% no mesmo período.

Produção de biocombustíveis

A região Sudeste foi protagonista na produção de etanol, com um total de 17,2 bilhões de litros, o que corresponde a 48,5% do total nacional. Em contrapartida, o Sul destacou-se como o maior produtor de biodiesel, com 3,1 bilhões de litros, seguido pelo Centro-Oeste, que produziu 3 bilhões de litros.

No segmento de biodiesel, a produção nacional foi de mais de 7,5 bilhões de litros. Esse crescimento foi incentivado pela nova política que elevou o percentual obrigatório de mistura de biodiesel ao diesel para 12% a partir de 1º de abril de 2023.

Leia mais notícias no N3 News.

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS